quarta-feira, 25 de abril de 2012

Monstros Mitologicos

            A muito tempo atrás existiam vários monstros mitológicos como:
    Cerbero era um cachorro de 3 cabeças tinha o corpo de leão e a calda de serpente.
     Centauros ser forte e brutal metade homem e metade cavalo.
     Medusa era monstro alado horrível com serpentes em vez de cabelos quem olhava nos olhos dela virava pedra, Perseu consegui cortar a cabeça dela, e depois a cabeça foi dada ao Rei de Atenas
     Greias eram duas mulheres juntas tinham só um olho e eram velhas tinham só um dente também.
     Grifos animais com corpo de leão e rosto de aguia.        
     Hidra de lerna serpente monstruosa que tinha muitas cabeças e quando cortava uma mais duas apareciam no lugar.                        
     Ortros vigiava os bois da região na ilia Eritéia .
     Satiros eram demônios que mudavam de forma quando queriam.
     Sereias seres fabulosos metade mulher e metade ave demonios.
     Tifon monstro sem cabeça.

                                                                             




                                                  Fonte:casadobruxo.com.br/textos/monstros.hmt

Heróis Gregos

          Os heróis gregos apareceram em varias histórias da grécia antiga, com seus poderes eles combatiam monstros mitológicos e iam para missões que nenhum ser mortal pode ir pois os heróis eram imortais.
           Os heróis eram como os mortais tinham corpo de mortais, sentimentos de mortais, a única coisa que os mortais não tinham e os heróis tinham era poderes.
           O grupo de heróis gregos era formado por nove heróis que se chamavam:
           Aquiles que era um excelente grego, tinha um ponto fraco que era o seu calcanhar. Ele morreu por uma flecha atirada por Paris no meio da Guerra de Tróia.
           Hércules a melhor qualidade dele era a força física, matou monstros e cumpriu desafios, ele era filho de Zeus com Alcmena.
           Teseu conceguiu vencer Minotauro em um labirinto de creta.
           Agamenon era um guerreiro valente e muito forte foi comandante na Guerra de Tróia.
           Perseu foi o herói que conseguiu arrancar a cabeça de Medusa
          Ajax herói guerreiro que também lutou na Gerra de Tróia.
          Édipo o unico herói que conseguiu decifrar o enigma da Esfinge e acabou tornando-se rei de Tebas.
          Cadmo venceu o dragão que cuidava a cidade de Tebas.
          Atlanta heroina grega que atuou da caçada do javali de Caridon. 



       

                         

                                              
Fonte: suapesquisa.com/mitologiagrega/herois-gregos.hmt

terça-feira, 24 de abril de 2012

Heranças dos gregos

Os gregos nos deixaram como herança:

Os jogos Olímpicos;

E tiveram grande parte na inovação da ciência, das artes e da filosofia.

Fonte: texto '' O Mundo Grego''

Festivais Religiosos e Artística

     As artes em geral, tais como o canto, a música, o teatro e a poesia, desempenharam um determinado papel na sociedade grega. Havia uma série de festivais populares tal como os ''Jogos Píticos'' que homenageavam os deuses e divulgavam a arte grega. Este festival ocorria nas proximidades de Dhelpos a cada quatro anos. Os atletas vitoriosos ganhavam prêmios e homenagens.
     Delphis, ou Delphos, é uma ilha que ficou famosa graças ao seu templo dedicado ao deus Apolo e ao seu oráculo cujos presságios adquiriram fama em toda Grécia antiga. Os fieis acreditavam que Apolo, deus do conhecimento, do Sol, dentre outras coisas, respondia as perguntas sobre o futuro das pessoas. As questões eram dirigidas  à sacerdotisa de Apolo  chamada de pitonisa. Cabia a ela dar as respostas de Apolo aos frequentadores do oráculo. as respostas seguiam o estilo de charadas e deveriam ser decifradas pelos fieis. As palavras proferidas pela pitonisa possuíam mais de um significado, fato que dificultava afirmar a imprecisão das previsões realizadas pelo oráculo.


Fonte: texto '' O Mundo Grego''

Arquitetura

     Os gregos acreditavam que a arquitetura (a arte de fazer edifícios) foi baseada em princípios matemáticos. Eles construíram belos templos  com grandes colunas e frisos com figuras de pedra esculpida. Haviam três estilos ou ''ordens'' de colunas na arquitetura grega: dórico, jônico e coríntio. A influência da arquitetura grega pode ser vista em muitas construções dos séculos XVII e XIX.

Fonte: texto '' O Mundo Grego''

Cerâmica

     Os gregos especializaram-se na confecção de utensílios domésticos para o dia a dia e para o armazenamento  e transporte de produtos. Eles produziram objetos cerâmicos como taças, copos, ânforas, vasos e panelas.
    
















Fonte: texto ''O Mundo Grego''

Estátuas Gregas

    Os escultores gregos seguiam as ideias de proporção e perfeição. Desejavam copiar a realidade em seus mínimos detalhes; dentre suas obras destacam-se figuras de pessoas e deuses. Muitas estátuas foram criadas ao ar livre nas cidades ou no interior dos templos. A estatuária era feita de mármore, madeira ou bronze.



                   
Fonte: texto ''O Mundo Grego''

O governo da Grécia Antiga

     Não havia um país chamado ''Grécia antiga'', mas sim um conjunto de pequenas cidades-estado. Cada cidade-estado era independente, tinha seu próprio governo e suas próprias leis. Algumas vezes as cidades-estado lutavam entre si, já em outras faziam alianças para expulsar um inimigo comum, por exemplo os Persas.
     Atenas, Esparta, Corinto e Olímpia eram exemplos de grandes cidades-estado da Grécia antiga. Só um governante muito poderoso seria capaz de governar todo o território grego, esse foi o caso de Alexandre, o Grande, da Macedônia, soberano que conquistou territórios distantes como o Afeganistão e a Índia.

A vida dos Gregos

    A maioria do Gregos vivia em aldeias ou em pequenas cidades. Havia belos templos de pedras  com colunas e estátuas, e teatros ao ar livre ande as pessoas se sentavam para assistir peças teatrais. Muitos Gregos eram pobres. A vida era difícil devido a escassez de terras férteis, água e madeira, para construção. É por isso que muitos Gregos partiam em busca de novas terras.


                 
  
Fonte: texto '' O Mundo Grego''

Alfabeto Grego

alfabeto grego (Ελληνικό αλφάβητο) foi desenvolvido por volta do século IX a.C. e continua a ser usado tanto no grego moderno como na MatemáticaAstronomia, etc.
Inicialmente, o grego foi escrito por meio de um silabário, utilizado em Creta e zonas da Grécia continental como Micenas ou Pilos entre os séculos XVI a.C. e XII a.C. e conhecido como linear B. O grego que representa parece uma versão primitiva dos dialetos arcado-cipriota e jônico-ático, dos quais provavelmente é antepassado, e é conhecido habitualmente como micênico.
Crê-se que o alfabeto grego derive duma variante do fenício, introduzido na Grécia por mercadores. Esse alfabeto do tipo abjad não representava as vogais, que para as línguas semitas são relativamente pouco importantes. As línguas indo-européias, porém, não podem dispensá-las com tanta facilidade. Os gregos sentiram sua necessidade e adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representá-las, o que tornou possível uma transcrição fonética satisfatória das línguas indo-européias.





   

Características e profissões da Grécia Antiga

     A Grécia antiga possuía um clima quente e seco, a exemplo do que é hoje.
     As pessoas viviam basicamente da agricultura, pesca e do comércio. Uma fração menor dedicava-se a vida militar, aos estudos, a prática científica ou a arte.




Fonte:  texto '' O Mundo Grego'' 

Casamento e trabalho

     As meninas gregas casavam entre os 13 e 16 anos de idade. No dia anterior ao casamento, as meninas ofereciam os seus brinquedos à deusa Ártemis, como demonstração de sua chegada à vida adulta. Na maioria das vezes, os marido eram escolhidos pelos pais. Os maridos tinham em média 30 anos de idade.

Os meninos, por sua vez, deveriam trabalhar duro desde pequenos; dentre seus ofícios podemos encontrar agricultores, marinheiros, pescadores, oleiros,    pedreiros, metalúrgicos e escultores. Uma pequena fração de garotos conseguia estudar.

Fonte: texto '' Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga''
    

Os brinquedos infantis

      Os brinquedos gregos ficaram conhecidos através das imagens expostas em alguns utensílios cerâmicos  tais como os vasos. Os brinquedos gregos contavam com pequenas figuras de cerâmica, bonecas produzidas a partir de trapos, madeira, cera ou argila- Cavalos de madeira, chocalhos, arcos, flechas, ioiôs etc...
     Igualmente,  fazia parte do repertório de brinquedos infantis a bola feita com trapos, ossos ou objetos de pedra. Muitas crianças possuíam animais de estimação.


Fonte: texto '' Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga''

A comida

A oliveira era a árvore mais valiosa na Grécia.
As pessoas consumiam as azeitonas ou as esmagavam para fabricar azeite.

O óleo era utilizado para cozinhar, fazer cosméticos ou usar em lâmpadas.


O almoço dos gregos continha pão, queijo, frutas e vinho. Para o jantar, preparavam mingau de cevada e consumiam com queijo, peixe, legumes, ovos e  frutas. Geralmente isso era acompanhado por nozes, figos e bolos adoçados com mel.


Os mais ricos podiam consumir muita carne, incluindo a de lebres, veados e javalis selvagens. Os frutos do mar também eram bastante apreciados. Enquanto os ricos faziam as refeições na privacidade do lar, os pobres e os escravos comiam em público.

Fonte: texto '' Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga''


A educação

As crianças gregas recebiam pequenos jarros ao completar os 3 anos de idade- representação do fim da infância ou algo próximo a esta ideia. 

Os meninos que tinham condições de ir à escola passavam a frequenta-lá ao 7 anos de idade.



Já as meninas, eram educadas em casa por suas mães. Recebiam instruções sobre os afazeres domésticos e sobre tecelagem. Raríssimas eram as meninas que aprendiam a ler e escrever.
                                                                                 
A maioria das escolas continha cerca de 20 meninos que aprendiam leitura, escrita, ciência, aritmética, astronomia, música, poesia, lutas e jogos em geral. Escreviam em tábuas de madeira cobertas por cera e escreviam com uma vareta pontiaguda chamada ''estilete''. Nas aulas de matemática utilizavam um  instrumento de fazer cálculo chamado ''Ábaco''.


Muitas crianças iam à escola acompanhadas do escravo familiar. A educação era paga e restrita a elite.


Fonte: texto '' Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga''

Filhos e filhas

   



 Era comum entre as famílias gregas o desejo de ter filhos homens- este filho representaria o cuidado dos pais na velhice. Já o nascimento de uma menina significava uma futura ausência em casa e um futuro dote a ser pago quanto ao casamento dela. Possui muitas filhas significa a falência provisória da família.
      É por isso que o pai de família poderia decidir se desejaria ou não integrar a criança recém nascida à sua família. Os bebês indesejados eram abandonados para morrer ao ar livre. Nada impedia que essa criança abandonada fosse adotada por outra família, mesmo com a intenção de escraviza-lá.


Fonte: texto '' Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga''

Os gregos e sua casa


                     


       A maioria das casas gregas eram pequenas com um jardim murado ou quintal no meio. A casa era feita de tijolos de barro assim como o telhado. As janelas eram pequenas, sem vidro e persianas de madeira protegiam o interior da área externa.
      As residências não possuíam muita mobília. As cama possuíam tiras de couro que sustentavam um colchão recheado de lã, penas ou capim seco. A maioria das pessoas ia para a cama assim que escurecia, pois a iluminação era precária- geralmente velas, ou lamparinas.
     A maioria das casas não possuía banheiro. As pessoas banhavam-se em pequenas tinas, em rios ou em banhos públicos- alguns tinham até água quente. 

Fonte: texto " Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga"

Móveis gregos


 As pessoas sentavam em cadeiras de madeira. Os ricos geralmente decoravam as paredes e pisos de suas casas com azulejos coloridos ou com mosaico de imagens.


Fonte: texto " Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga"

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Teatro Grego

                            

    
           O teatro foi uma das mais ricas formas de arte. A representação teatral se originou e se desenvolveu à partir das Dionisíacas festas em honra ao Deus Dionísio, que incluiu o espetáculo de mímica, dança, música, poesia, etc.. Em Atenas, celebrava-se o culto de Dionísio, acontecimento muito apreciado pela população camponesa. Já as Grandes Dionisíacas eram as celebrações urbanas, quando se realizavam os famosos concursos entre autores dramáticos (cada participante concorria com três peças “Trilogia”).
      A encenação das peças era feita exclusivamente por atores masculinos que usavam máscaras e representavam também personagens femininos, que deram origem às grandes obras do teatro ateniense. As Grandes Panateneias, em honra da Deusa Atena, eram celebradas de quatro em quatro anos, com concursos de música e canto, corridas de cavalos e outras competições esportivas; finalizavam com uma procissão que percorria a via sagrada, para oferecer à Deusa o manto luxuoso. Era a festa mais importante da Cidade-Estado de Atenas.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mulheres Gregas

    

                                                                                                


    As mulheres casadas ficavam em casa a maior parte do tempo.Diariamente dedicavan-se a tecelagem e a fiação.Cuidavam também dos afazeres domésticos e cozinhavam para suas famílias.Elas saiam de casa apenas com a permissão dos maridos.As ricas, poderiam sair em algumas ocasiões, desde que fossem acompanhadas por um escravo.

 Fonte: Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga

Casamento Grego



                                




               As meninas casavam-se entre os 13 e os 16 anos. Para demostrar sua passagem para a vida adualta as meninas ofereciam seus brinquedos à deusa Àrtemis. Normalmente os pais que escolhiam os maridos, eles tinham em média 30 anos de idade.


Fonte: Texto Cotidiano e Sociedade na Grécia Antiga.

Guerra de Tróia

                                         
                                       
 
      A Guerra de Tróia começou quando Paris, príncipe de Tróia, fugiu com Helena, esposa do rei Menelau de Esparta.Os gregos enviaram uma frota de navios, com um exercito, para recupera-la.
      A guerra durou 10 anos. No combate individual, o maior guerreiro, Aquiles, matou o príncipe Heitor.o final do conflito é marcado pela derrota da, até então, invencível cidade de Tróia, graças a um artifício utilizado pelo grego: um cavalo de madeira dado de "presente" aos troianos, conhecido como Cavalo de Tróia.

Fonte: Texto O Mundo Grego.

Localização da Grécia


o


        A Grécia se localizava no Norte da África e na França , nas ilhas do mar Egeu e nas colônias espalhadas ao redor do do mar  Mediterrâneo.
        Os mares que ficão entre a Grécia é Mar Egeu, Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Jônico e etc.Os países e cidades que ficão próximo do Grécia são Tebas, Esparta, Atenas, Mileto, Atenas e etc.


Fonte: Texto O Mundo Grego.