terça-feira, 24 de abril de 2012

Alfabeto Grego

alfabeto grego (Ελληνικό αλφάβητο) foi desenvolvido por volta do século IX a.C. e continua a ser usado tanto no grego moderno como na MatemáticaAstronomia, etc.
Inicialmente, o grego foi escrito por meio de um silabário, utilizado em Creta e zonas da Grécia continental como Micenas ou Pilos entre os séculos XVI a.C. e XII a.C. e conhecido como linear B. O grego que representa parece uma versão primitiva dos dialetos arcado-cipriota e jônico-ático, dos quais provavelmente é antepassado, e é conhecido habitualmente como micênico.
Crê-se que o alfabeto grego derive duma variante do fenício, introduzido na Grécia por mercadores. Esse alfabeto do tipo abjad não representava as vogais, que para as línguas semitas são relativamente pouco importantes. As línguas indo-européias, porém, não podem dispensá-las com tanta facilidade. Os gregos sentiram sua necessidade e adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representá-las, o que tornou possível uma transcrição fonética satisfatória das línguas indo-européias.





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário